Um humano é um animal membro da espécie de primata bípede Homo sapiens. Os membros dessa espécie têm um cérebro altamente desenvolvido, com inúmeras capacidades como o raciocínio abstrato, a linguagem, a introspecção e a resolução de problemas. Esta capacidade mental, associada a um corpo ereto possibilitaram o uso dos braços para manipular objetos, fator que permitiu aos humanos a criação e a utilização de ferramentas para alterar o ambiente a sua volta mais do que qualquer outra espécie de ser vivo.
Atualmente os seres humanos estão distribuídos em toda a Terra, principalmente nos continentes e ilhas do planeta. No entanto, outros grupos de indivíduos estão voando em veículos particulares na atmosfera, outros viajando ao longo dos oceanos e até mesmo um pequeno número de indivíduos que vivem na órbita terrestre baixa. Em novembro de 2011, a população humana foi estimada em cerca de 7 bilhões de indivíduos pela Organização das Nações Unidas. Desde o surgimento da civilização, os humanos são uma forma dominante de vida biológica, em termos de distribuição espacial e efeitos sobre a biosfera do planeta.
Como a maioria dos primatas superiores, os seres humanos são sociais por natureza, sendo particularmente hábeis em utilizar sistemas de comunicação, principalmente verbal, gestual e escrita para se expressar, trocar ideias e se organizar. Os humanos criaram complexas estruturas sociais compostas de muitos grupos cooperantes e concorrentes, de famílias até nações. As interações sociais entre os humanos criaram uma variedade extremamente grande de tradições, rituais, normas sociais e éticas, leis e valores, que em conjunto formam a base da sociedade humana. A cultura humana é marcada pelo apreço pela beleza e estética o que, combinado com o desejo de expressão, levou a inovações como a arte, a escrita, a literatura e a música.
O Homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente à sua volta, procurando explicar e manipular os fenômenos naturais através da filosofia, artes, ciências, mitologia e da religião. Esta curiosidade natural levou ao desenvolvimento de ferramentas e habilidades avançadas. O ser humano é a única espécie conhecida capaz de criar o fogo, cozinhar seus alimentos, vestir-se, além de utilizar várias outras tecnologias. Os humanos passam suas habilidades e conhecimentos para as próximas gerações e, portanto, são considerados dependentes da cultura.
Classificação científica:
Domínio: Eukaryota- inclui todos os seres vivos com células eucarióticas.
Reino: Animalia- é composto por seres vivos pluricelulares, heterotróficos, cujas células formam tecidos biológicos, com capacidade de responder ao ambiente que os envolve ou, por outras palavras, pelos animais.
Filo: Chordata- Estes animais são caracterizados pela presença de uma simetria bilateral, notocorda, sistema digestório completo, um tubo nervoso dorsal, fendas branquiais e uma cauda pós-anal, em pelo menos uma fase de sua vida.
Subfilo: Vertebrata- Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Classe: Mammalia- se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes e a presença de pêlos ou cabelos.
Subclasse: Theria- O grupo distingue-se dos monotremados pela capacidade de dar à luz crias desenvolvidas total ou parcialmente no corpo das fêmeas, sem recorrer à protecção de ovos.
Infraclasse: Eutheria- São mamíferos vivíparos com placentas bem desenvolvida, o que garante o completo desenvolvimento do novo indivíduo, dentro do organismo.
Ordem: Primata- Na ordem dos primatas, além dos seres humanos, são também bastante conhecidos os gorilas, chimpanzés, bonobos, mandris, babuínos, orangotangos, lêmures, micos e outros macacos.
Subordem: Haplorrhini- O nariz dos haplorrinos possuem uma membrana ao redor das narinas, não limitando a gama de expressões faciais. Posuem um diâmetro cerebral maior e uma visão melhor, distinguindo cores e chegando a ser quase todos diurnos.
Família: Hominidae- Os orangotangos, gorilas, bonobos, chimpanzés e humanos. Os hominídeos são os maiores primatas, com pesos variando entre 48 kg e 270 kg. Em geral, os machos são maiores que as fêmeas. Com corpos robustos e braços bem desenvolvidos. Têm o polegar e o hallux (o dedo grande do pé) oponível aos outros dedos (exceto no gênero humano que perdeu a oponibilidade no pé) e todos os dedos têm unhas achatadas. Nenhum hominídeo tem cauda. Existem ainda numerosas diferenças no esqueleto entre os hominídeos e os outros primatas relacionadas com o seu porte vertical.
Gênero: Homo- Os membros do género Homo caracterizam-se morfologicamente pela presença de ancas estreitas que permitem longas caminhadas, sistema sudoríparo desenvolvido, pernas mais compridas que os braços, pilosidade reduzida e presença de branco nos olhos.
Espécie: Homo sapiens
/Yuri Valverde Lauriano/
muito rico este material...excelente postagem
ResponderExcluirabraços
Zezo
Na minha humilde opinião achei que está faltando imagens.Fica um pouco enjoativo pra quem não gosta muito de ler ;D
ResponderExcluirEsperando por mais postagens ;D